Quem Somos

Um breve resumo de nossa história

O Instituto Bíblico Betel Brasileiro (IBBB) foi fundado em 22 de dezembro de 1968, em João Pessoa, no Estado da Paraíba. É uma entidade civil, religiosa, educacional, sem fins lucrativos, reconhecida como Utilidade Pública Federal. É uma instituição genuinamente evangélica, interdenominacional e internacional que atua por meio de estratégias de cooperação mútua no Reino de Deus. Sua finalidade é a educação teológica, a evangelização, o discipulado cristão e as práticas pastoral e missionária. Também atua na educação e na ação social.

Nellie Ernestine Horne

O Betel Brasileiro nasceu do Instituto Bíblico Betel fundado em 1934 na cidade de Patos, no sertão paraibano, pela Missão UESA (União Evangélica Sul-Americana) e dirigido pela missionária canadense Nellie Ernestine Horne

Em 1940 o Instituto Bíblico Betel se estabelece em João Pessoa (PB), após nove anos inicia a construção da sua sede própria, no Bairro Cruz das Armas. Em 1968 encerra-se a liderança da Missão UESA no Betel.



Lídia Almeida de Menezes

A história continua, em 22 de dezembro de 1968, nasce o Instituto Bíblico Betel Brasileiro, fundado por Lídia L Almeida de Menezes com o apoio de pastores e líderes denominacionais.

Betel – “ “Este não é outro lugar senão a Casa de Deus, a porta dos céus.” Gn. 28:17

“Deus escolhe as pessoas certas, na hora precisa para executar os seus planos. Ele age neste mundo por meio de instrumentos humanos frágeis que sejam capazes de ouvir-Lhe a voz, exercendo sempre uma atitude de fé, obediência total na direção e poder do Espírito Santo.” (Lidia Almeida de Menezes)

No dia 05 de agosto de 1987, é inaugurado em São Paulo o Seminário Teológico Evangélico Betel Brasileiro com apoio de Flávio Grassano.

O Seminário Betel Brasileiro em São Paulo vem desenvolvendo seu trabalho de treinar homens e mulheres para torná-los capazes de assumir o desafio de uma vida cristã digna e de um ministério frutífero na sabedoria da Palavra e no poder do Espírito Santo.

Dirigido desde 1991 pela Profª Durvalina Barreto Bezerra, bacharel em Teologia, especialista em Missiologia; licenciada em Pedagogia; especialista em Didática do Ensino Superior; mestre em Educação. Foi aluna da primeira turma pioneira do Betel Brasileiro em 1969.

Como disse Lídia Almeida de Menezes: “Deus escolhe as pessoas certas, na hora precisa, para executar os seus planos”. Durvalina Barreto Bezerra faz parte dessa aliança.

01/03/1999 – O Seminário do Betel Brasileiro em Santo André é uma Extensão do Betel Brasileiro de São Paulo. O Pr. Dorival Donizete de Almeida procurou a Instituição e convidou-a para abrir uma extensão do Seminário nas dependências de sua igreja, o qual é o Pr. Presidente, situada no Jardim Itapuã, Santo André/SP. Iniciou-se a extensão do Seminário Betel Brasileiro em Santo André, com Dorival Donizete de Almeida – diretor, Carlos Antonio de Souza – coordenador e Marilene Moreira Ramos – secretária, esta administração permaneceu até o final de 1999. O Seminário Betel Brasileiro Extensão Santo André permaneceu neste endereço por dois anos e meio.

Em março de 2000 a Profª Elaine Cristina Soares assume a Coordenação Pedagógica da Extensão sob a Direção da Profª Durvalina Barreto Bezerra.

Deus tinha outros planos, e nos deu a seguinte palavra: “Amplia o lugar da tua tenda, e as cortinas das tuas habitações se estendam; não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas.” Is. 54:2

Em 05 de agosto de 2002 mudamos para uma nova sede, na Rua Delfim Moreira nº 5 – Centro - Santo André. Deus nos deu um lugar, levantou pessoas que, de diversas formas contribuíram para que seus planos fossem realizados. Avançamos para uma área central, o Seminário fica em um local de fácil acesso, próximo do terminal de trólebus e da estação ferroviária.

A Profª Elaine Cristina Soares assume a Direção apoiada pela Coordenadora Geral do Ensino do Betel Brasileiro Profª Durvalina Barreto Bezerra.

Iniciamos com o curso de Teologia Ministerial com Concentração em Missiologia (3 anos). Em 2003 oferecemos o curso de nível Bacharel, em 2006 formamos a primeira turma do curso de Bacharel em Teologia com Concentração em Missiologia (4 anos). Inauguramos também o curso Básico em Teologia aos sábados (2 anos) e o curso de Capacitação para o Ministério Feminino às quartas-feiras (1 ano).

Contamos com um Corpo Administrativo consciente da sua missão de educar, com professores qualificados que desempenham suas atividades docentes nas áreas: Bíblica, prática, teológica, missiológica, lingüística e social.

Quando a Miss. Lídia iniciou o trabalho ela perguntou a Deus: “de onde virão os professores e os alunos?” E o Senhor respondeu-lhe: “Eu os levantarei um a um e os trarei a esta Casa e lhes darei o dom de mestre, para que ensinem a minha Palavra”. Quanto aos alunos Deus lhe deu a promessa que lhe enviaria de vários lugares e de várias denominações. Nestes anos de existência do Betel Brasileiro esta é uma realidade em todos os Seminários do Betel Brasileiro, e a Extensão Santo André também tem gozado destas promessas de Deus. A Ele toda a honra, glória, majestade, louvor e gratidão.